sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Lebor Gabála Erenn



Sumário
Segue-se agora um breve resumo do texto da LGE. O trabalho pode ser dividido em dez "livros":

Genesis
A recontagem dos familiares judaico-cristãos da história da criação, a queda do Homem e do início da história do mundo. Além de Gênesis, o autor se baseia em vários trabalhos recônditos para muitos de seus detalhes (por exemplo, a Gruta siríaca do Tesouro), bem como as quatro obras cristãs mencionado anteriormente (ou seja, A Cidade de Deus, etc.)

História dos Gaélicos
Um pseudo-relato bíblico da origem do Gael como os descendentes do príncipe Fénius Farsaid, um dos setenta e dois caciques que construiu a Torre de Babel. Seu neto Goidel Glas, cuja mãe é Scota, filha de um faraó do Egito, cria o idioma irlandês a partir do original de setenta e duas línguas que surgiram na época da dispersão das nações. Seus descendentes, os Gaélicos, sofrem uma série de provações e tribulações que são claramente inspiradas nas que os israelitas são julgados no Antigo Testamento. Florescem no Egito na época de Moisés e durante o Êxodo; vagueiam no mundo para quatrocentos e quarenta anos e se estabelecem na Península Ibérica. Descendentes de Goidel de Breogán fundam uma cidade chamada Brigantia, e constrói uma torre no alto para que o seu filho Ith vislumbre a Irlanda. Brigantia provavelmente pode ser identificada com A Coruña, noroeste da Galiza, conhecida como Brigantium no tempo dos romanos. Alega-se que um farol romano ali conhecido como a Torre de Hércules foi construído no local da torre de Breogán.

Cessair
Este livro, de acordo com o regime Macalister, constitui a interpolação em primeiro lugar no Occupationis Liber. Cessair é a neta do Noé bíblico, que aconselha a ela e ao pai, ao nascer, a fugir para a margem ocidental do mundo por conta da inundação iminente. Eles partiram em três navios, mas quando chegam à Irlanda, dois dos navios são perdidos. Os únicos sobreviventes são Cessair, quarenta e nove outras mulheres e três homens (Cessair, seu marido Fintan Mac Bochra, seu pai Bith, eo piloto Ladra). As mulheres são divididas entre os homens, tendo Fintan a Cessair e mais dezesseis mulheres, tendo Bith a companheira de Cessair, Bairrfhind e mais dezesseis mulheres; Ladra toma as dezeseis mulheres restantes. Ladra, no entanto, logo morre (o primeiro homem a ser sepultado em solo irlandês). Quarenta dias depois, segue o Dilúvio. Fintan só sobrevive por passar um ano sob as águas de uma caverna chamada "Fintan's Grave". Depois, conhecido como "The Ancient Branco", ele vive 5500 anos após os assentamentos do Dilúvio e testemunhas viram-no depois na ilha no disfarces de um salmão, uma águia e um falcão.

Partholon
Trezentos anos após o dilúvio, Partholon, que, como os celtas, é um descendente do filho de Noé, Jafé, instala na Irlanda, com seus três filhos e seu povo. Após dez anos de guerra, a paz chega com o Fomorians, uma raça de marinheiros mal liderada por Cichol Gricenchos. Os Partholonianos são vitoriosos, mas sua vitória é de curta duração. Em uma única semana, eles são aniquilados por uma praga - cinco mil homens e quatro mil mulheres - e são enterrados na planície de Elta a sudoeste de Dublin, em uma área que ainda é chamado Tallaght, que significa "grave flagelo". Um único homem sobrevive à peste, Tuan Mac Cairill, que (como Fintan Mac Bochra) sobrevive há séculos e passa por uma sucessão de metamorfoses, para que ele possa atuar como um testemunho da história recente da Irlanda. Este livro também inclui a história de Delgnat, esposa de Partholon, que comete adultério com um capanga.

Nemed
Trinta anos após a extinção do Partholonianos, a Irlanda é decidida pelo povo de Nemed, cujo bisavô foi um irmão de Partholon. Durante a ocupação, a terra é mais uma vez devastada pelo Fomorians e segue uma longa guerra. Nemed ganha três grandes batalhas contra os fomorianos, mas depois de sua morte, seu povo está subjugado por dois líderes Fomorianos, Morc e Conand. Eventualmente, porém, eles se levantam e assalto Tower Conand na Ilha Tory. Eles são vitoriosos, mas uma batalha naval que se seguiu contra Morce, resulta na destruição de ambos os exércitos. Uma inundação abrange a Irlanda, acabando com a maioria dos Nemedianos. Um punhado de sobreviventes fica espalhado pelos quatro cantos do mundo.

Fir Bolg
Um grupo de sementes de Nemed assenta na Grécia, onde foram escravizados. Duzentos e trinta anos depois, Nemed que fugiu, e volta para a Irlanda que se separa em três países: o Fir Bolg, Fir Domnann eo Gálioin Fir. Eles sustentam a Irlanda por apenas trinta e sete anos antes da invasão dos Tuatha Dé Danann.

Tuatha Dé Danann
Os Tuatha Dé Danann são descendentes de outro grupo de sementes dispersas de Nemed. Eles voltam para a Irlanda do extremo norte, onde aprenderam as artes da magia pagã e Druidismo, por volta de 1 de maio. Eles contestam a posse da Irlanda, com os Fir Bolg e seus aliados na Primeira Batalha de Moytura (ou Mag Tuired). OsTuatha Dé são vitoriosos e conduzem os Fir Bolg para o exílio entre as ilhas vizinhas. Mas, Nuada, o rei dos Tuatha Dé, perde seu braço direito na batalha e é forçado a renunciar à sua coroa. Durante sete anos infelizes a realeza é detida pela meia-Fomoriana Bres. Dian Cecht seu médico, molda para ele um braço de prata, e ele é restabelecido. A Guerra com o Fomorians deflagra e uma batalha decisiva é travada: a segunda batalha de Moytura. Mas Nuada cai para Balor do Olho do Mal, neto de Lugh do Braço Longo, e torna-se rei. Os Tuatha Dé Danann desfrutam de cento e cinqüenta anos ininterruptos de governo.

Milesianos
A historia dos celtas, que foi interrompida no final do livro 2, é agora retomada. Ith, que espiou a Irlanda do alto da Torre de Breogán, viaja à Irlanda para investigar sua descoberta. Lá, ele é bem-vindo pelos governantes, mas nobres enciumados o matam e seus homens retornam à Iberia com seu corpo. Os Milesianos, ou filhos de seu tio Míle Espáine, partem para vingar sua morte e conquistar a ilha. Quando eles chegam à Irlanda, eles avançam para Tara, a sede real, para exigir a realeza. No caminho eles são recebidos por sua vez, por três mulheres, Banba, Fodla e Ériu, que são as rainhas dos três co-regentes da terra. Cada mulher congratula-se com o Milesianos e dizem-lhes que seu nome é o nome pelo qual a terra é conhecida, e pede que ela permaneça assim se os Milesianos forem vitoriosos na batalha. Um dos Milesianos, Amergin o poeta, promete que será assim. Em Tara, são recebidos pelos três reis dos Tuatha Dé Danann, que defendem a sua reivindicação de realeza conjunta da terra. É decidido que o Milesianos devem voltar aos seus navios e navegar no mar a uma distância de nove ondas da costa, de modo que os Tuatha Dé Danann poderiam ter uma chance de mobilizar as suas forças. Mas, quando o Milesians estão "para além de nove ondas", os druidas dos Tuatha Dé Danann conjuram uma tempestade feroz. A frota de Mileto é conduzida para fora ao mar, mas Amergin dissipa o vento com sua poesia. Dos navios sobreviventes dos Éber terra em Inber Scéine (estuário de Shannon), no oeste do país, enquanto as terras de Erimon em Inber Colptha (foz do rio Boyne). Em duas batalhas que se seguiram às Sliabh Mis e Tailtiu, os Tuatha Dé Danann são derrotados. Eles acabam sendo expulsos e o poderio da Irlanda é dividido entre Eber e Eremon.

Lista de reis pagãos da Irlanda
Inspirada nos livros bíblicos de Reis, o livro narra os feitos de vários reis da Irlanda, a maioria deles lendários ou semi-lendários, desde o tempo de Éber e Erimon ao início do século quinto da era cristã.

Lista de reis cristãos da Irlanda
A continuação do livro anterior. Este livro é a parte mais precisa do LGE, esta preocupada com os reis históricos da Irlanda, cujas ações e datas são preservadas em registros escritos contemporâneos.