quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cada qual tem seu nome para ser chamado.

Apesar do pouco tempo disponível entre trabalho, casa e estudos, consegui um intervalo para postar aqui e tentar auxiliar algumas pessoas confusas em relação a definições de determinadas religiões.Aqui vão:

Wicca - religião moderna  com cerca de 60 anos, fundada por Gardner atualmente bastante difundida no Brasil e com vertentes Gardneriana, Dianica, Alexandrina, Saxônica, Britânica, Celtica, Caleidoniana, Picta, Hecatina e da Tradição das Fadas.É uma religião jovem, em expansão crescente e constante através dos jovens que estão à procura de magia e diferenciação do mundo em que vivem. Ritualística e disseminação por Sacerdotes e Sacerdotisas formados nestes 60 anos.

Bruxaria - quando se fala em "Bruxaria" dispensa-se o "Tradicional" porque não existe bruxaria sem tradicionalidade. É uma religião com bases européis, de origem celta e como os Celtas se expandiram pelo mundo e os ensinamentos são passados entre famílias, o conhecimento vem da região daquela família, por exemplo, bruxaria ibero-celta significa que a ancestralidade celta sacerdotal vem de família Ibérica. Essa religião adora somente um panteão e busca sua força mágica e conhecimento na natureza e na ancestralidade.Não tem vertentes, é una, não mistura panteões e contempla somente um. Ritualística e disseminação controlada por um Sacerdote ou Sacerdotisa e o Clan ao qual pertencem. O conhecimento é interiorizado.

Candomblé - religião de origem africana,  com panteão uno e conhecimentos passados através dos Sacerdotes familiares.Não deve ser confundida com outros cultos como Umbanda, Vodu, Santeria, etc pois assim como a Wicca usa a bruxaria como "base" assim o fazem com o Candomblé as outras religiões afro-brasileiras, afro-americanas e assim vai.

Acho que ficou claro que são apenas designações, palavras para nominar algo que se quer dizer e expor, nada mais que isso.
O que não podemos é confundir os nomes, pois se assim o fizermos, numa discussão podemos nos confundir e confundir os outros chamando João de Maria e vice versa.
Quer conhecer mais? Estude, procure alguém que realmente conheça, vá fundo nas suas buscas, não repita simplesmente o que escutou por aí.



Um comentário:

  1. Muito oportuno, pois percebo que por falta de entendimento, colocam tudo num "caldeirão". Tenho procurado conhecer para não incorrer em enganos. Por tanto na maioria das vezes evito falar até ter certeza.

    ResponderExcluir